Criado em: 23/11/2022 23:09 Modificado em: 23/11/2022 23:31

Sistemas Alimentares Sustentáveis

23 novembro 2022

A Câmara Municipal de Aljezur, deliberou (03/11) aprovar o Acordo de Compromisso – Introdução de produtos alimentares produzidos na região do Algarve nos refeitórios escolares, acordo este que reúne todos os municípios do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

O Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso, constituiu-se desde início como parceiro do Município e vai acolher um dos três projetos piloto na região do Algarve, o projeto será implementado no decorrer do ano letivo 2022/2023.

O Município de Aljezur, compromete-se assim, na adoção de novos modelos de contratação pública valorizando a origem dos produtos, a distância entre o local de produção e de consumo, o modelo de produção e de comercialização.

Esta decisão assenta, fundamentalmente, na convicção que as compras públicas associadas às refeições escolares podem ser um instrumento para fomentar o desenvolvimento de sistemas alimentares de base territorial que valorizem a compra aos produtores locais e a produção de alimentos mais sustentáveis de acordo com a sazonalidade, condições edafoclimáticas e circuitos curtos de produção e consumo.

O encurtamento das cadeias de abastecimento associado à valorização dos estilos de vida sustentáveis e do património alimentar local (caso da dieta mediterrânica) contribui especialmente para a diminuição gradual da dependência alimentar externa, redução da pegada ecológica, aumento do rendimento dos produtores, alimentação mais saudável, em total alinhamento com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (1; 2; 3; 4; 8; 10; 11; 12; 13 14; 15;17).