Criado em: 04/05/2022 17:15 Modificado em: 04/05/2022 17:15

Câmara de Aljezur e Juntas de Freguesias acordam apoios para várias obras e ações, para o ano de 2022

04 maio 2022

As freguesias dispõem de atribuições próprias, as quais visam a promoção e a salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações. Aos amplos domínios atribuídos às freguesias, não são correspondidos, em termos de assegurar eficazmente as respetivas competências, com a devida transferência financeira por parte do Estado. Dada a realidade demográfica, territorial, social e económica das freguesias do Município, não são geradoras de receitas próprias que permita acrescer às transferências do Orçamento Geral do Estado verbas suficientes de forma a promover e salvaguardar os interesses próprios das suas populações, nomeadamente no apoio direto às comunidades Locais. O Município deve ser o garante da promoção da coesão territorial, do reforço da solidariedade institucional, de forma a assegurar a melhoria da qualidade de serviços prestados às populações locais. Foram assegurados entre todas as freguesias os princípios da igualdade, não discriminação, transparência, participação e da necessidade e suficiência de recursos.

Assim, no âmbito da complementaridade e da prossecução do interesse público e da proteção dos direitos e interesses das populações locais, foram disponibilizadas verbas num valor total de 260.000,00 euros, para apoios financeiros às 4 Juntas do Concelho, Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil.

JUNTA DE FREGUESIA DE ALJEZURExecução dos seguintes Projetos/Ações:

• Programa de Animação de Natal e Ano Novo

Apoio Financeiro – até ao valor de 20.000,00 euros, inclusive. Inclui todas as animações abertas à população, sendo que o programa de Animação de Natal e Ano Novo, deverá decorrer entre um de novembro e trinta e um de dezembro.

O apoio será para fazer face às despesas inerentes à organização dos eventos, nomeadamente para a contratação de artistas, montagem e aluguer de palcos, som e luz, seguros, licenças, decoração/embelezamento e demais aquisição de bens e serviços necessários, desde que fundamentado.

• Programa de Animação para Séniores e Jovens

• Projeto GOTA

Apoio Financeiro – até ao valor de 5.000,00 euros, inclusive.

• Reparação, Manutenção e Aquisição de Equipamentos para o Edifício Sede da Junta de Freguesia

Ar condicionado; Mobiliário; janelas e persianas, apoio Financeiro – até ao valor de 20.000,00 euros, inclusive.

• Aquisição de um Trator

Apoio Financeiro – até ao valor de 15.000,00 euros, inclusive.

JUNTA DE FREGUESIA DE BORDEIRAExecução dos seguintes Projetos/Ações:

• Embelezamento com pintura de muros, em técnica de graffiti em diversos espaços da freguesia

Apoio Financeiro – até ao valor de 20.000,00 euros, inclusive.

• Restauração e Reparação de Jardins – Entradas da Bordeira e Carrapateira

Apoio Financeiro – até ao valor de 15.000,00 euros, inclusive.

• Ampliação do Armazém da Junta de Freguesia, situado na entrada do vale próximo da ETAR da Bordeira

Apoio financeiro – até ao valor de 4.000,00 euros, inclusive.

• Instalação de energia elétrica no armazém da Junta de Freguesia situado ao fundo da Rua da Oliveira - Bordeira

Apoio Financeiro – até ao valor de 3.000,00 euros, inclusive.

• Aquisição e Instalação de Equipamento Fitness na Bordeira e no Parque de Merendas das Alfambras

Apoio Financeiro – até ao valor de 4.000,00 euros, inclusive.

• Reparação de Arruamentos, Aquedutos e Pontões na Freguesia

Apoio Financeiro – até ao valor de 10.000,00 euros, inclusive.

• Atividades de Animação de Verão (Largos Animados) e de Natal

Apoio Financeiro – até ao valor de 5.000,00 euros, inclusive.

• Aquisição e Instalação de Equipamento para estacionamento de velocípedes em diversos locais públicos da freguesia

Apoio Financeiro – até ao valor de 4.000,00 euros, inclusive.

JUNTA DE FREGUESIA DE ODECEIXEExecução dos seguintes Projetos/Ações:

• Obras de ampliação e Requalificação do armazém

Apoio Financeiro – até ao valor de 50.000,00 euros, inclusive.

• Aquisição de uma Viatura de Caixa Aberta com báscula, para recolha e transporte dos sobrantes verdes e “monos”

Apoio Financeiro – até ao valor de 15.000,00 euros, inclusive.

JUNTA DE FREGUESIA DE ROGIL  Execução dos seguintes Projetos/Ações:

• Construção do Edifício Sede da Junta de Freguesia

Apoio Financeiro – até ao valor de 65.000,00 euros, inclusive.