Criado em: 20/05/2020 14:28 Modificado em: 20/05/2020 15:55

Câmara de Aljezur mantém a isenção e autoriza alargamento do espaço de esplanadas

20 maio 2020

O Município de Aljezur, aprovou no dia 18 de Maio, mais algumas medidas de Apoio à Economia Local. Com o desconfinamento e a passagem do estado de emergência para estado de calamidade, foi determinada a abertura da restauração para o dia 18 de maio, com um conjunto de medidas que relevam para uma nova realidade este setor.

Após cerca de dois meses com um setor parado, a retoma terá de ser feita de forma gradual e com uma clara afirmação de confiança, por parte do setor mas também por parte dos potenciais clientes. A segurança e a confiança que deverá ser transmitida, no sentido de perceber que os espaços de restauração serão espaços com muito baixa probabilidade de contágio, será uma mais valia na afirmação deste ramo, no panorama turístico para o verão 2020, mas também na reconquista de uma clientela que procura e reconhece a excelência da restauração Aljezurense.

Tendo presente a redução da capacidade de carga imposta e as medidas de distanciamento a serem implementadas, e que irão condicionar fortemente a capacidade de lugares sentado, tendo ainda presente que o espaço exterior é o espaço menos condicionado e o mais apetecível em altura de verão e que esta poderá ser uma boa resposta para melhorar a capacidade da restauração.

Perante o atrás referido, foi aprovado na Câmara, como medida de apoio imediato para relançamento da atividade económica na área da restauração e hotelaria, o alargamento do espaço para esplanadas, mantendo a isenção das taxas das mesmas até ao final do ano. Esta possibilidade deverá ser avaliada caso a caso pelo Município, fazendo prevalecer a segurança de transeuntes, as acessibilidades, acessos a propriedade privada e condições de emergência e socorro. Representa esta medida uma excecionalidade para o presente ano,  não servindo de referência para anos futuros. Poderá ser cedido espaço público que ultrapasse ou difira do regulamentado, juntando esta medida á  isenção de pagamento para estes espaços.