Criado em: 22/11/2019 11:48 Modificado em: 22/11/2019 11:48

Cerimónia de entrega da Medalha de Ouro do Município à Universidade do Algarve

22 novembro 2019

No dia 21 de Novembro, pelas 15.00h, no salão Nobre dos Paços do Concelho, aconteceu a sessão solene de entrega da Medalha Ouro do Município à Universidade do Algarve. Esta cerimónia, deu cumprimento à deliberação da Assembleia Municipal de Aljezur, que sob proposta da Câmara Municipal, deliberou atribuir a Medalha de Ouro do Município à Universidade do Algarve, no ano em que esta comemora o seu quadragésimo aniversário.

Na cerimónia, estiveram presentes os membros do Executivo da Câmara, da Assembleia Municipal, o Magnifico Reitor, assim como a sua equipa Reitoral, entre outros convidados. Um aluno da Universidade do Algarve e um Professor, ambos de Aljezur, o Ivo Matias e o Professor Amílcar Duarte, foram convidados a intervir contando a sua experiencia sobre a Universidade.

Usou da palavra o Presidente Câmara, José Gonçalves, que referiu da importância da Universidade para o Município, e da vantagem que existe para a região. Essa é uma responsabilidade de todos, de exigência e que nos convoca, às entidades públicas e às privadas, às autarquias, às empresas e associações de vários âmbitos, à sociedade civil, enfim a toda uma região, a “aproveitar” e “usar”, e acima de tudo a colaborar, tirando todo o partido e vantagem de termos na Região uma Universidade, e neste caso a nossa Universidade, a Universidade do Algarve.

Relembrou, agradecendo aos que em 1979, na Assembleia da República, tiveram a atitude irreverente, ousada, mas com visão de futuro, de apresentar o Projeto Lei, que deu origem à criação da Universidade do Algarve.

Referiu-se aos “Magníficos Reitores”, desde, Manuel Gomes Guerreiro, Lloyd Braga, Jacinto Marques, Eugénio Alte da Veiga, Adriano Pimpão, João Guerreiro; Antonio Branco e presentemente Paulo Aguas, por todo o trabalho desenvolvido pela Universidade.

A intervenção do Magnifico Reitor, referiu a honra de estar em Aljezur a receber esta distinção, sendo a primeira do género que a Universidade recebe, nos seus quarenta anos de existência, por isso está duplamente agradecido. Referiu as parcerias e colaborações, e dos desafios de futuro para a Universidade e da sua importância para a Região e o Pais.

De seguida, foi inaugurada a Exposição intemperante “40 Anos a Construir o Futuro”, que está patente no Espaço + e que pode ser visitada até ao dia 21 de Dezembro.