Município de Aljezur

23ºC
13ºC
Criado em: 25/06/2015 09:10 Modificado em: 25/06/2015 09:10

Aljezur - Programa ENTRELAÇAR – assinatura de Protocolo

25 junho 2015

Foi assinado ontem o Protocolo para o desenvolvimento de um programa dirigido à população sénior do concelho – ENTRELAÇAR, que arrancará no terreno já a partir de setembro. O Protocolo é subscrito pelo Município de Aljezur, Associação Sócio Cultural Tertúlia e as quatro juntas de freguesia – Aljezur, Bordeira, Rogil e Odeceixe.

Com este programa pretende-se promover e manter um envelhecimento ativo e saudável, minimizar o isolamento social, a desmotivação, a perda de competências cognitivas e a depressão do idoso, através de atividades lúdicas, culturais e artísticas, de carater regular e continuado. As atividades de lazer e a convivência em grupo são estratégias fundamentais na promoção do equilíbrio biopsicossocial do idoso, na atenuação dos impactos do envelhecimento sobre o próprio indivíduo, e nos conflitos ambientais e pessoais que o envelhecimento induz. 

Ciente das necessidades específicas deste grupo etário, o Município de Aljezur promoveu um programa experimental – “Feliz Idade”, em parceria com as Juntas de Freguesia de Bordeira e Aljezur, que abrangeu os munícipes séniores das localidades entre Carrapateira e Alfambras. Decorrido que foi esse período experimental, e tendo sido verificado que houve adesão por parte do público-alvo do programa e demonstrado o interesse na sua continuidade, o Município entendeu que se devia proceder à generalização do programa a todos os munícipes do concelho, reformados e/ou inativos. Este programa, doravante designado “Entrelaçar”, estará disponível em todas as freguesias do concelho de Aljezur e decorrerá em diversos locais, de acordo com propostas de atividade flexíveis e adaptadas aos interesses concretos dos grupos, que localmente se irão constituindo.

Por entender que o sucesso do programa será atingido se as propostas forem significativas para os participantes, se houver uma gestão flexível e uma permanente escuta dos participantes na programação das atividades, e porque o Município entende também que o associativismo local é ainda uma das formas mais conseguidas e generosas de guardar e transmitir a cultura endógena, e nisso envolver as suas gentes, optou-se por uma gestão partilhada do programa, envolvendo entidades que partilham responsabilidades e competências no domínio social e cultural no concelho.

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!