Município de Aljezur

15ºC
10ºC
Criado em: 13/11/2020 13:04 Modificado em: 16/11/2020 13:15

Pegada Ecológica

Todos os seres vivos à face da Terra necessitam, para satisfação das suas necessidades de consumo, de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo. E nós, seres humanos, não somos exceção.

A nossa sobrevivência e qualidade de vida depende da capacidade do nosso Planeta, através dos seus sistemas naturais, nos fornecer alimentos, água, energia, matérias-primas e absorver os resíduos que produzimos.

O crescimento da população mundial e o aumento dos níveis de consumo tem colocado, em especial nas últimas décadas, uma pressão muito elevada sobre os recursos existentes. Neste contexto, no sentido de avaliar em que medida o Planeta Terra tem capacidade para corresponder às exigências de consumo da sociedade, foi criado um indicador designado por Pegada Ecológica, que representa a área de terreno biologicamente produtivo (constituído por solos férteis) necessário para sustentar o nível de vida atual da população.

 

É a área para:

  • suportar os níveis de consumo de recursos e;
  • para absorver os resíduos produzidos.

 

A Pegada Ecológica, por fatores que se prendem com incertezas e dificuldades de contabilização, constitui uma estimativa do impacto que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta. Nesse sentido é possível termos uma noção se, como indivíduos, comunidades, países ou continentes, estamos a viver dentro ou fora das capacidades físicas da Terra, sendo importante adotar, no dia-a-dia, comportamentos que reduzam a nossa Pegada Ecológica.

Calcule a sua Pegada Ecológica:

Dicas para diminuir a pegada ecológica do planeta:

  • Consumo sustentável e consciente;
  • Economia de energia;
  • Reciclagem do lixo;
  • Economia e reutilização da água;

Reutilização de produtos;

  • Evitar ao máximo o desperdício, principalmente de alimentos;
  • Promover a utilização de meios de transporte “Amigos do Ambiente”.

Links importantes:

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!