Município de Aljezur

15ºC
10ºC
Criado em: 15/10/2020 15:50 Modificado em: 15/10/2020 15:50

Água para Consumo Humano

Origem

No Concelho de Aljezur, a água para consumo humano, é fornecida pela empresa Águas do Algarve, S.A., a qual é responsável pela gestão em alta - captação, tratamento e adução aos pontos de entrega/reservatórios. A gestão em baixa é efetuada pelo Município de Aljezur e consiste na manutenção do sistema desde o ponto de entrega até à rede predial e respetiva distribuição.

 

 

Sistema de Abastecimento

A empresa Águas do Algarve efetua a entrega de água em 4 pontos.

A saber:

  • Chaparral, que abastece a zona sul das Alfambras.
  • Barreiras vermelhas, que abastece a zona Oeste do Concelho: Vales, Craveira, Vale da Telha, Arrifana, Espartal, Monte Clérigo e zona sul do Concelho: Alfambras, Bordeira, Carrapateira e Vilarinha.
  • Aldeia Velha, que abastece toda a zona centro e norte do Concelho: Igreja Nova, Amoreira, Carrascalinho, Rogil, Maria Vinagre, Odeceixe e Praia de Odeceixe.
  • Castelo, que abastece parte da zona histórica de Aljezur.

 

A título exemplificativo poder-se-á ter uma perceção dos volumes de água adquiridos no período compreendido entre 2010 e 2019

Multimédia0

 

Sistema de abastecimento

O Município de Aljezur tem vindo a dinamizar esforços no sentido de levar água para abastecimento humano, ao maior número possível de habitações. Atualmente cerca de 88,5% dos alojamentos existentes no Concelho Aljezur, encontram-se servidos pelo abastecimento de água para consumo humano. A rede de adução e de distribuição tem uma extensão de 341,27 km, e o sistema de abastecimento apresenta uma capacidade de reserva de 6 860 000 L, distribuída por 11 reservatórios localizados em vários pontos do Concelho.

    1. Zona de Abastecimento

        Link para mapa com zona de abastecimento

 

Qualidade da Água de Abastecimento

Anualmente é elaborado, pelo serviço de Ambiente, o Plano de Controlo da Qualidade de Abastecimento Público – PCQA, o qual é submetido à Entidade Reguladora de Águas e Resíduos – ERSAR, para aprovação. O PCQA define a periodicidade e o tipo de controlo a efetuar, bem como o local e datas de amostragem.

O plano de controlo analítico é idealizado para que apresente uma distribuição temporal o mais homogénea possível. Procura-se, igualmente, que o plano de amostragem abranja todo o concelho, identificando desta forma a qualidade da água abastecida em toda a rede de distribuição.

 

Para conhecer os resultados de Qualidade da Água que consome, consulte aqui:

Apresentam-se algumas recomendações para preservar a qualidade da água na sua casa:

  • Não introduza água não tratada na rede pública uma vez que é proibida pelo Decreto Regulamentar n.º 23/95, de 23 de agosto.
  • Não introduza água não tratada (água de poços, minas, furos, etc.) na rede predial da sua habitação;
  • Para evitar a entrada de água não tratada na rede pública deve instalar dispositivos anti-retorno na rede privada;
  • Certifique-se que os materiais utilizados na rede predial, que estejam em contacto com a água, são os mais indicados, de modo a não provocarem alterações na qualidade da água;
  • Informe o Serviço de Águas da Câmara, se fizer alterações na rede predial.

Caso tenha reservatório/depósito particular: 

  • Instale-o sempre em local de fácil acesso, limpo e arejado;
  • Nunca o deixe sem tampa ou devidamente protegido;
  • Garanta um consumo mínimo de forma a manter a renovação de água;
  • Lave-o e desinfete-o pelo menos uma vez por ano (incluindo a cobertura); as substâncias e os produtos utilizados não podem originar direta ou indiretamente riscos para a saúde humana, pelo que deve recorrer a empresas da especialidade.

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!