Município de Aljezur

23ºC
16ºC
Criado em: 01/02/2014 21:38 Modificado em: 08/05/2019 14:34

Espaço +

O Espaço + é um novo equipamento do Município de Aljezur destinado a sensibilizar a população em geral e as camadas jovens em particular para a contemporaneidade das artes e abrir perspectivas no sentido da criação de novos valores sócio culturais.
 
Com uma área de cerca de 200 m2 dividida por 2 salas (galeria de exposições e de eventos, e sala de leitura) o Espaço + está vocacionado para apresentação de exposições de Artes Plásticas e outros eventos de vertente contemporânea, Palestras e Debates, Recitais de Música, Workshops temáticos para jovens e adultos Apresentações literárias, etc.
 
O que se pretende do Espaço + um espaço vivo, dinâmico e interactivo a participação da sociedade civil é não só desejável e necessária como imprescindível. 

 * * *

Mensagem do Vereador Gonçalves na Apresentação do Espaço +

O sector cultural poderá desempenhar, um papel relevante na construção dos ali¬cerces competitivos de uma região e no desenvolvimento baseado nos elos de liga¬ção que se podem estabelecer entre as áreas da Cultura, do Desenvolvimento Económi¬co e do Conhecimento (Educação e Valori¬zação das pessoas).

A combinação entre as referidas áreas é fundamental para o desenvolvimento de actividades e serviços criativos e de valor acrescentado, baseados em factores e recur¬sos relacionados com a identidade histórica e cultural da região, capaz de promover os pro¬dutos e serviços, tornando-os mais competitivos.
 
Considera-se ainda que a cultura deve constituir um direito fundamental, cujo exercício se torna tanto mais importante, quanto é certo que contribui activamente para o desenvolvimento da personalidade humana, para a transmissão e aprofundamento de conhecimentos, saberes e competências, para o respeito mútuo, bem como para a concretização do pluralismo, da responsabilidade, da cidadania e da vivência democrática.
 
É neste sentido que o Município de Aljezur vem apresentar o programa de exposições  previstas para 2007 a terem lugar no Espaço +.

O conjunto de artistas  e exposições selecionadas obedece a rigorosos critérios de avaliação tendo em conta  a apresentação de um diversificado leque de tendências artísticas de “primeira linha”, de integrar as diferentes gerações produtoras de arte e de, pela sua qualidade e dimensão, colocar Aljezur nas rotas culturais a nível nacional.
 
José Lucas Gonçalves | Vereador do Pelouro da Cultura

* * *

Como nasce + uma Galeria?
 
Este texto poderia perfeitamente começar por aqui.
 
Umas nasceram em Portugal na órbita de Livrarias, como o caso da famosa Galeria 111, outras na esfera de instituições como a centenária Sociedade Nacional de Belas Artes, outras, como a Galeria UP, em Lisboa, em 1935, como primeira galeria autónoma, para exposição de arte, independente comercialmente e, como tem sido habitual em muitas iniciativas culturais teve uma existência limitada.

Antes do 25 de Abril de 1974,assistiu-se em Portugal a um aparecimentro de galerias que tiveram grande êxito comercial, mas após a revolução dos cravos estas galerias, ou quase todas, suspenderam as suas actividades.

Actualmente são mumerosas as galerias de arte, umas com projectos comercias ou artísticos e também há as institucionais ligadas a Fundações , ao Estado ou ao Poder Local.

O Espaço +, instalado em Aljezur, nasceu de um conjunto de factores. A vontade do município e a sabedoria atenta de  acolher novas propostas, um espaço devoluto que nesta Vila existia, abandonado desde que serviços do Estado o deixaram de utilizar, uma alma, i.e., um pintor com vivências e experiências artísticas dentro e além fronteiras,  que soube gizar, reunir apoios, convocar cumplicidades, comunicar o entusiasmo ao poder autárquico  e traçar com este a sua futura acção.
 
Como instrumento de acção cultural do município, teve, por isso, condições para se afirmar como galeria de arte alheia a interesses comerciais, transformando-se num fórum, num local de convívio, de cultura, de reflexão e, sobretudo, de divulgação do que em artes plásticas se faz de melhor.
 
Este Espaço, tanto + inesperado pela sua localização geográfica e ausência de tradição no domínio das exposições de Arte Contemporânea, abre ao público em 2006, após trabalhos de adaptação do edifício, conta já com um ano de actividade interessante, que soube captar público, servir a população local, atrair visitantes de fora, nos quais me incluo, habituou-nos dando a ver o que de + relevante e interessante se vem produzindo.
 
Por aqui passaram nomes consagrados das Artes Plásticas em Portugal, como Teresa Magalhães, Clara Meneres, Moisés, ou Rocha Pinto, para citar apenas alguns, aqui assistimos a + acontecimentos, como workshops, ateliers criativos, conferências, concertos e ensaios que, por si e pelo seu conjunto justificam já tudo o que aqui foi investido, mostrando quanto acertada foi a criação deste Espaço +.
 
A programação anunciada para 2007, na qual um surpreendente conjunto de artistas se integra não deixa margem para dúvidas de que estamos perante + um caso de uma galeria apostada em realizar um trabalho de vanguarda, aberto a muitas formas de expressão e comunicação. O Desenho, a Pintura, a Banda Desenhada, a Arqueologia, a Gravura, a Escultura aqui estarão patentes.
 
Espírito crítico, intenção de agir e mostrar o que de + interessante se vem fazendo, estão criteriosamente presentes nesta iniciativa.

Neste caso, não estamos perante + uma galeria, é um local que interessa ao público, à crítica e à imprensa pelas novas propostas que também por aqui, em Aljezur, passam.
 
Gonçalo Couceiro | Delgado Regional do Ministério da Cultura

 * * *

“Existem terras que não passam de locais de passagem e aquelas que se afirmam como de paragem obrigatória...

Aljezur, e o seu Concelho, com tudo o que em sim encerra do imaginário e do simbolismo da Costa Vicentina, é destas terras especiais.

Para tanto, contribui, e muito, também o Espaço + e a sua programação que tornou Aljezur ainda mais interessante e mais aberto ao mundo dos sentidos, do pensamento e da meditação...
...Para o viajante e o explorador que deambula por terras de Aljezur, o Espaço+ assume-se como uma verdadeira atracção turística a visitar e a revisitar.

Os meus sinceros parabéns pela obra e pelo seu alcance.“

Alexandre de Almeida | Hoteleiro

 * * *

 “... A programação do Espaço + tem tido como reflexo um aumento muito significativo de público quer local quer do público de passagem e mostra que os responsáveis pela autarquia entenderam claramente e bem que a cultura na Europa é cada vez mais um fortíssimo indutor do turismo e de todas as actividades económicas que o envolvem.“

José Jorge Letria, jornalista | Escritor e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores

 * * *

 “O Turismo no Século XXI é a diversidade. Para os turistas é a procura do que é diferente. Para as regiões a oferta de propostas que sejam capazes de provocar uma sensação de novidade e de diferenciação.

Atrair turistas à Costa Alentejana é uma aposta essencial, mas que deve apelar a públicos-alvo diferentes dos que rumam às praias e discotecas sobrelotadas da costa algarvia.

O turista tipo da Costa Alentejana é mais sofisticado, com mais formação cultural, com formação acima da média, preocupado com o sustentabilidade e com a descoberta da realidade que caracteriza as regiões e os povos.

Mas para isso é essencial que nessas regiões se fixem populações que tenham o mesmo tipo de aproximação ao Mundo, pois só dessa maneira a oferta turística pode ser adequada ao mercado alvo Uma galeria de arte dobrada de espaço para debates culturais é uma ancora para fixar populações com maior grau de sofisticação e de exigências culturais e, ao mesmo tempo, é uma alavanca para a motivação dos turistas na descoberta de algo mais do que sol e praia.

Os prémios de turismo devem valorizar o que não é óbvio, o que é mais difícil, o que pode fazer a diferença. Os prémio são, afinal, formas de estimular e de semear.“

José Miguel Judice


Espaço + | Rua da Escola – Igreja Nova | 8670-063 ALJEZUR

Coordenadas Geográficas: 37°18'58.6"N 8°47'48.3"W

Horário: Segunda-feira, das 10:00h às 15:30h; de Terça a Sexta-feira, das  10:00h às 18:00h; Sábado, das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h | Encerra ao Domingo

Entrada livre

Contactos: Tel. 282 997 181

 

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!