Município de Aljezur

18ºC
10ºC
Criado em: 21/01/2014 09:01 Modificado em: 24/01/2019 17:31

Passeios Pedestres

CIRCUITO HISTÓRICO-CULTURAL E AMBIENTAL DE ALJEZUR

A Câmara Municipal de Aljezur coloca à disposição do visitante, em Aljezur, um Circuito Histórico-Cultural e Ambiental, percurso pedestre de Pequena ROTA – PR1 AJZ – Circuito Histórico-Cultural e Ambiental de Aljezur - devidamente sinalizado por um roteiro com informação detalhada sobre os diversos pontos de interesse e por audio-guias de apoio à visita.

Este circuito inclui troços urbanos, no interior da vila, e outros rurais, nos quais é possível contactar com ambientes naturais inseridos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. No total, são cerca de 4 Km de percurso, que poderá fazer em cerca de 2 horas, ao longo de todo o ano.

O troço urbano tem um caráter marcadamente histórico-cultural, passando em diversos pontos de interesse designadamente a igreja da Misericórdia, o Museu de Arte Sacra, o Museu Antoniano, a Casa Pintor José Cercas, o Museu Municipal - no qual poderá visitar o núcleo islâmico, núcleo arqueológico e museu etnográfico - e o Castelo. Envolvendo a zona urbana, o troço rural atravessa zonas de elevado interesse paisagístico e ambiental.

    ► Mapa interativo com informação detallhada e audio guias
    ► Video

 

 

ROTA VICENTINA

É uma rota pedestre no sudoeste de Portugal, entre a cidade de Santiago do Cacém e o cabo de S. Vicente, totalizando um total de 350 km para percorrer a pé.

Rota Vicentina é constituída por dois trilhos:

- Caminho histórico que percorre as principais vilas e aldeias num itinerário rural. Constituída maioritariamente por caminhos rurais, totalmente percorrível a pé ou de BTT, num total de 12 etapas, perfazendo 230 km.

- Trilho dos pescadores sempre junto ao mar, seguindo caminhos usados pelos locais para acesso às prais e pesqueiros. caracteriza-se por ser um single track percorrível apenas a pé, ao longo das falésias. Inclui um total de 4 etapas e 5 circuitos complementares num total de 120 km.

A Rota Vicentina atravessa vários locais do concelho de Aljezur, tais como, Odeceixe, Aljezur, Arrifana, Carrapateira, permitindo visualizar a beleza natural que caracteriza o concelho.

    ► Video

 

 

MARCHAS PASSEIO

Plano Anual 2019/2020
Inscrições abertas no Complexto Desportivo de Aljezur
   . Pavilhão Desportivo – Tel. 282 990 021 . Tlm. 969 530 273
   . Piscinas Municipais - Tel. 282 990 023

 

 

VIA ALGARVIANA

O Algarve situa-se no Sul de Portugal, dividida em 3 regiões: serra, barrocal e litoral. A sua fantástica e muito conhecida costa, é a que atrai anualmente milhares de turistas nacionais e estrangeiros que procuram férias de sol e mar. Porém, existe um Algarve desconhecido, mais genuíno e ainda com muito por desvendar. Esse Algarve situa-se no interior, longe da azáfama das praias, onde a vida se movimenta a outro ritmo. Onde os habitantes, maioritariamente idosos, com rugas de sabedoria no rosto, têm sempre um sorriso e uma conversa para oferecer a quem passa. Aqui podemos encontrar montes e aldeias que pensávamos já não existirem. Um Algarve afetado gravemente pelo despovoamento, mas que marca quem se atreve a conhecê-lo e promete deixar memórias inesquecíveis. A gastronomia típica não deixará o seu estômago indiferente! Aqui encontrará também algum do artesanato mais típico da cultura Algarvia. Faça uma pausa, respire fundo e parta à Aventura da descoberta do território Via Algarviana!
(Fonte: Via Algarviana - Guia de Campo)

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!