Consciente da importância da educação e sensibilização ambiental enquanto contributo para um bom desempenho ambiental da população, o Município de Aljezur lançou as seguintes atividades para o ano de 2022:
- “Apadrinha um Medronheiro”
Trata-se de um projeto que consiste na plantação de medronheiros oferecidos pelo Município ao Agrupamento de Escolas de Aljezur em colaboração com a empresa JVPlantas, permitindo às crianças um contacto direto com a natureza, de forma a estimular uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica.
Prevê-se a entrega nos estabelecimentos de ensino do concelho, de 18 medronheiros, às turmas do pré-escolar e do 1º ciclo (no Dia Mundial da Árvore - 21 de março). Estas turmas serão convidadas a “apadrinhar” uma das jovens árvores, ficando responsáveis por observar o seu crescimento e condições de manutenção ao longo do tempo.
- “As nossas soluções estão na natureza”
Trata-se de uma campanha de sensibilização que visa alertar os mais novos para a necessidade e a importância da preservação da diversidade biológica, recordando que todos nós podemos e devemos contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, ajudando assim a preservar a natureza, a restaurar ecossistemas e estabelecer um equilíbrio na relação com o planeta.
Prevê-se a entrega nos estabelecimentos de ensino do concelho, de kits ecológicos de jardinagem, a toda a comunidade escolar (no Dia Internacional da Biodiversidade - 22 de maio).
- “Os Benefícios Imateriais dos Ecossistemas”
Com esta atividade pretende-se que, através de curtos vídeos eco-informativos, se transmitam conhecimentos e se consciencialize a comunidade local, nomeadamente os mais novos, sobre a importância da recuperação de ecossistemas que tenham sido degradados ou destruídos, assim como a necessidade de conservação daqueles que ainda estão intactos.
- “Vem construir Caixas Ninho”
Trata-se de uma atividade que consiste na construção e instalação de caixas ninho, em colaboração com a Associação Vita Nativa – Conservação da natureza, responsável pelo Projeto Alojamento Local para Aves e o Município de Aljezur.
Serão realizados dois workshops em dois períodos distintos, um dirigido à população mais jovem que irá contar com a colaboração da AMOVATE - Associação dos Moradores e Amigos do Vale da Telha, e outro dirigido à população sénior do concelho de Aljezur em colaboração com a Tertúlia - Associação Sócio Cultural de Aljezur.
Os participantes irão aprender técnicas de construção de caixas-ninho e comedouros que, posteriormente, serão instalados em vários locais do concelho de Aljezur, de forma a poderem observar a utilização natural destas construções por parte das aves.
- “Faz da Minha a Tua Praia!”
Pretende-se realizar um concurso online dirigido à comunidade escolar (2º ciclo), onde os candidatos são desafiados a elaborar um cartaz/outdoor, com uma mensagem que apele à consciência coletiva dos portugueses, tendo como mote a importância da Bandeira Azul nas praias do concelho de Aljezur, de forma a assinalar os 35 anos.
Pretende-se transmitir, através do cartaz vencedor, uma mensagem de sensibilização ambiental e reforçar a responsabilidade individual por aquilo que nos rodeia, nomeadamente pela conservação do Ambiente.
No final haverá prémios para a turma vencedora e o cartaz será exposto, durante a época balnear, nas 4 praias de Bandeira Azul.
- "Olhares sobre as Falésias de Aljezur"
Trata-se de um concurso online onde os candidatos registam através de uma imagem digital, falésias cujas características se destaquem no Concelho de Aljezur. No final as fotos serão expostas nas ruas de Aljezur.
O objetivo é promover e registar diferentes olhares sobre o património natural de Aljezur proporcionando uma grande diversidade paisagística com formações geomorfológicas diferenciadas, como é o caso das falésias, e estimular o gosto pela fotografia.
No final haverá prémios para os 3 vencedores e as fotografias das falésias serão expostas nas ruas de Aljezur.
- "100 canas”
Pretende-se efetuar uma ação de remoção da espécie invasora Arundo donax, vulgarmente designada de canas comuns, a qual constitui uma das maiores ameaças da Ribeira de Aljezur, de forma a conservar os ecossistemas e a promover a biodiversidade.
O objetivo passa por: contribuir para o conhecimento da flora local, sensibilizar para a importância da preservação da flora local e habitats, contribuir para que os participantes reconheçam as principais espécies invasoras existentes na Ribeira de Aljezur e os efeitos da sua proliferação e estimular o sentido da "cidadania ambiental" ativa.
- "Vamos limpar o Mar!"
Trata-se de uma ação de limpeza subaquática que tem como objetivo alertar e sensibilizar a opinião pública para a problemática da poluição marítima e o seu impacto negativo na biodiversidade.
Considerando-se que a temática em si, apresenta grande importância no contexto socioecónomico e ambiental do concelho de Aljezur, esta ação contribui para a divulgação deste problema e para a adoção de boas práticas.
A iniciativa é aberta a todos os voluntários com experiência em mergulho, que participam na limpeza subaquática, que tem a possibilidade de dar o seu contributo numa ação de limpeza da orla costeira. No final da ação, o lixo recolhido é alvo de monitorização no local.
- “Conhecer e Controlar as Plantas Invasoras”
Pretende-se realizar um workshop teórico-prático direcionado aos agricultores da região, com o objetivo de alargar o conhecimento sobre as espécies invasoras, os riscos associados e formas de as eliminar.
O objetivo passa por: aumentar a sensibilização e conhecimentos dos agricultores sobre plantas invasoras e contribuir para a capacitação dos mesmos para prevenir e mitigar os impactes das plantas invasoras.
- “Aljezur a Compostar”
Pretende-se realizar workshops sobre compostagem comunitária em vários locais do concelho de Aljezur, de forma a sensibilizar a comunidade escolar para o aproveitamento dos restos de alimentos e da manutenção dos jardins e hortas, para a produção de um fertilizante rico em nutrientes.
Outras atividades
Os serviços do Município de Aljezur encontram-se disponíveis para apoiar a dinamização de projetos ou ações de sensibilização ambiental em escolas, associações ou outros, prestando, nomeadamente apoio técnico.