Município de Aljezur

19ºC
14ºC
Criado em: 12/03/2013 12:09 Modificado em: 05/04/2021 11:28

Educação Ambiental

Consciente da importância da educação e sensibilização ambiental enquanto contributo para um bom desempenho ambiental da população, o Município de Aljezur lançou as seguintes atividades para o ano de 2021:

 

  1. “Salva a água, o mundo está nas tuas mãos”

A seca e a falta de água no Algarve são problemáticas cada vez mais dominantes na atualidade. Esta campanha tem como objetivo consciencializar a população para o uso adequado do recurso hídrico, através da adoção de hábitos diários que visem a poupança deste bem essencial.

O objetivo desta atividade é sensibilizar a população (nomeadamente os mais novos), para   a importância e o uso eficaz da água, de forma a perceberem quais os benefícios da água, e ainda quais as consequências futuras para o uso indevido desta.

Prevê-se a entrega nos estabelecimentos de ensino do concelho, de ampulhetas em forma de gotas de água, a toda a comunidade escolar (no Dia Mundial da Água - 22 de março) e entrega de panfletos com algumas medidas para poupar água.

 

  1. “Descobrir Aljezur”

Trata-se da edição de um livro alusivo à região de Aljezur onde se pretende dar a conhecer aos mais novos a diversidade da paisagem onde vivem, através de experiências. No fundo, é fazê-los conhecer o "mundo", explorá-lo e vivenciá-lo, incutindo valores relacionados com a sustentabilidade e boas práticas ambientais.

Pretende-se que os alunos façam uma viagem pelas diversas unidades de paisagem da região acompanhados por adultos (ex.: pais), sendo que, ao longo dos percursos são convidados a experienciar a envolvente, com jogos, descobertas, adivinhas, etc. No final poderão reportar ao Município o resultado das suas experiências, através de fotografias, desenhos, etc.

Serão entregues exemplares às crianças do 1º e 2º ciclo, onde constará um mapa de Aljezur com a localização das várias áreas de diversidade e atividades que possam desenvolver em cada um dos locais. Irá conter também um documento a indicar qual o modo de proceder ao envio dos resultados finais ao Município.

 

  1. "Árvores com História"

Trata-se de um concurso online onde os candidatos registam através de uma imagem digital, árvores que se destaquem e com as quais tenham uma ligação afetiva/emocional no Concelho de Aljezur.

O objetivo é convidar o candidato a observar o meio natural e a registar através de uma imagem digital, árvores que se destaquem e com as quais tenham uma ligação afetiva/emocional no Concelho de Aljezur.

No final haverá prémios para os 3 vencedores e as fotografias das árvores serão expostas nas ruas de Aljezur.

 

  1. "Conhecer para valorizar"

Realização de ação de Educação Ambiental, onde serão apresentados grupos de espécies da fauna presentes na Ribeira de Aljezur, fomentando-se a consciência da conservação do património natural. Serão apresentadas as características morfológicas e as adaptações evolutivas dos animais. Os alunos terão a oportunidade de observar e identificar algumas espécies in loco, destacando as suas semelhanças e diferenças em relação a outros seres vivos.

Esta ação envolve um passeio acompanhado de explicações sobre as diferentes espécies de fauna características do local. Ao longo da atividade os alunos irão preencher uma ficha de campo onde poderão registar tudo o que os rodeia de forma livre, aumentando assim os seus conhecimentos e as capacidades cognitivas e criativas.

 

  1. "100 canas”

Pretende-se efetuar uma ação de remoção da espécie invasora Arundo donax, vulgarmente designada de canas comuns, a qual constitui uma das maiores ameaças da Ribeira de Aljezur, de forma a conservar os ecossistemas e a promover a biodiversidade.

O Objetivo passa por: contribuir para o conhecimento da flora local, sensibilizar para a importância da preservação da flora local e habitats, contribuir para que os participantes reconheçam as principais espécies invasoras existentes na Ribeira de Aljezur e os efeitos da sua proliferação e estimular o sentido da "cidadania ambiental" ativa.

 

  1. "Vamos limpar o Mar!"

Trata-se de uma ação de limpeza subaquática que tem como objetivo alertar e sensibilizar a opinião pública para a problemática da poluição marítima e o seu impacto negativo na biodiversidade.

Considerando-se que a temática em si, apresenta grande importância no contexto socioecónomico e ambiental do concelho de Aljezur, esta ação contribui para a divulgação deste problema e para a adoção de boas práticas.

A iniciativa é aberta a todos os voluntários com experiência em mergulho, que participam na limpeza subaquática, que tem a possibilidade de dar o seu contributo numa ação de limpeza da orla costeira. No final da ação, o lixo recolhido é alvo de monitorização no local.

 

  1. Os suspeitos do costume: "Ajuda-nos a limpar o areal"

Prevê-se a realização de campanha de monitorização do lixo marinho nas praias do concelho - Arrifana, Monte Clérigo, Odeceixe-Mar e Amoreira-Mar.  No final da campanha, irão ser divulgados os resultados através da realização de exposição com a identificação dos TOP 10 (10 itens mais abundantes), identificação de possíveis origens e impactos e formas de os evitar.

Considerando-se que a temática em si, apresenta grande importância no contexto socioecónomico e ambiental do Concelho de Aljezur, esta ação contribui para a divulgação deste problema e para a adoção de boas práticas.

 

Outras atividades

Os serviços do Município de Aljezur encontram-se disponíveis para apoiar a dinamização de projetos ou ações de sensibilização ambiental em escolas, associações ou outros, prestando, nomeadamente apoio técnico.

Documentos para Download

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!