Município de Aljezur

23ºC
15ºC
O que visitar

No coração da Costa Vicentina, Aljezur distingue-se entre os melhores destinos europeus para o Turismo de Natureza. Com paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar, que abrigam diferentes habitats naturais e uma elevada biodiversidade, uma costa que alberga das melhores praias de Portugal e um património geológico, faunístico e florístico de elevado valor científico, Aljezur desperta emoções.

A par de um património natural arrebatador, o acervo cultural de Aljezur é extraordinariamente rico e diverso. Desde a arquitectura tradicional, às igrejas dignas de uma visita atenta, aos museus e núcleos museológicos que retratam fielmente a vida de outrora destas gentes, aos mais marcantes vestígios arqueológicos que atestam a importância deste território desde tempos pré-históricos, passando pelas preciosidades gastronómicas e os excelentes produtos locais. 

Terra de peixe e de carne abundante, assim como de ricos produtos hortícolas, é impossível resistir à batata-doce de Aljezur (IGP), que merece honras num dos melhores festivais gastronómicos da região algarvia, o Festival da Batata-doce de Aljezur. Maravilhosos sargos, douradas e robalos cozidos ou grelhados no carvão, papas mouras com “piques”, a couvada ou o feijão com batata-doce, o polvo de molho ou em saladas, os excelentes percebes e mexilhão da Costa Vicentina, a moreia frita e os enchidos, constituem pratos e petiscos bastante procurados. Não esquecendo a famosa doçaria, à base do principal produto local: bolo, torta, pudim ou pastéis de batata-doce e os fritos de Aljezur, entre outras iguarias, combinadas com uma aromática aguardente de medronho, produzida há séculos nesta região do país, fazem as delícias de muitos que aqui se deslocam para as apreciarem. Saberes e sabores divinos, de facto! 

Aljezur, um tesouro natural e cultural para partilhar, todo o ano.

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!