Município de Aljezur

17ºC
8ºC
Criado em: 16/07/2013 11:48 Modificado em: 16/07/2013 11:48

Circuito Histórico-Cultural e Ambiental

O Município de Aljezur inaugurou no dia 20 de Abril de 2013, o Circuito Histórico-Cultural e Ambiental, percurso pedestre que abrange a zona histórica da Vila de Aljezur e área envolvente, fora do núcleo urbano. Com uma extensão de cerca de 5,5 km, o percurso passa nos vários espaços museológicos da zona histórica, tendo sido instalada sinalética que permite, nomeadamente, a identificação e interpretação dos padrões de amarração do antigo Porto de Aljezur e da sua envolvente ambiental, a Ribeira de Aljezur.

A instalação deste percurso envolveu diversas ações de requalificação urbana na vila, tais como colocação e reposição de calçadas “medievais”, recuperação de azinhagas, colocação de candeeiros e remodelação de iluminação pública e saneamento, recuperação dos edifícios dos espaços museológicos existentes na vila e instalação de sinalética, encontrando-se o mesmo em fase de homologação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, enquanto Pequena Rota.

Um dos aspetos importantes deste projeto constitui a instalação de uma nova sala de exposições dedicada à presença islâmica no concelho de Aljezur – a sala do “Legado Andalusino”, a qual será aberta ao público também neste dia.

Caso o visitante pretenda efetuar uma visita auto-guiada, dispõe de audio-guias para auxílio à interpretação e condução no percurso, os quais prevêem o público mais novo, dispondo de guiões de acompanhamento próprios para as crianças. Estarão ainda disponíveis desdobráveis, um roteiro e um documentário, o qual poderá ser visionado na sala do “Legado Andalusino”.

O projeto teve o financiamento do PRODER/GAL ADERE (Medida 3.2.1 Valorização e Conservação do Património Rural), num investimento total superior a 200 000€, tendo contato com diversas parcerias locais e regionais, designadamente Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, a qual teve um papel essencial, nomeadamente na instalação da sala do “Legado Andalusino” e desenvolvimento de conteúdos históricos, a Direção Regional da Cultura do Algarve, o Turismo do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente - ARH Algarve, as Casas Brancas, o Agrupamento Vertical de Escolas de Aljezur e o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade – PNSACV.

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!