Município de Aljezur

26ºC
17ºC
Criado em: 15/05/2013 17:23 Modificado em: 08/05/2019 10:16

Praia da Bordeira

Constituindo-se como a praia mais extensa do concelho de Aljezur, com um areal de cerca de 3 km, a Praia da Bordeira situa-se a norte da Carrapateira, junto à foz da Ribeira da Bordeira, daí o seu nome. Tem uma elevada qualidade paisagística, conferida, quer pelas altas arribas que a limitam nas extremidades norte (xisto) e sul (formações rochosas do Jurássico), quer pelos arenitos de Silves, quer ainda a nascente pela ribeira da Bordeira e pelo sistema dunar. Bastante dinâmico, este sistema resulta dos fortes ventos do quadrante noroeste e está muito bem preservado no que se refere aos diferentes habitats que se desenvolvem ao longo dos diferentes níveis dunares. Observa-se na duna primária uma comunidade considerável de Tammophila arenaria, que desempenha um papel fundamental na fixação das areias. O último nível dunar, constituído por dunas terciárias, é habitat prioritário caracterizado pela presença de várias espécies arbustivas, das quais se destacam os Thymus e a Armeria.Esta, é uma praia muito procurada para a prática de desportos náuticos, nomeadamente o kitesurf, devido à constância e intensidade dos ventos dominantes e à formação das ondas.

COMO CHEGAR: Após ter deixado a vila de Aljezur, cerca de 6 Km a Sul encontra um entroncamento à direita com sinalização indicando as direcções de Sagres, Vila do Bispo, Carrapateira e Bordeira. Tome essa direcção e percorridos cerca de 12 Km encontrará a aldeia da Bordeira à sua esquerda. Continue por mais 5 Km até à entrada da aldeia da Carrapateira. Aí volte na primeira bifurcação à direita e siga por essa estrada até à Praia da Bordeira.

COORDENADAS GPS:   37°11'49.55"N  8°54'7.78"W.

ACESSO: fácil (o acesso mais confortável faz-se através da arriba a sul, junto ao parque de estacionamento, de onde sai um passadiço em madeira; também existe outro acesso à praia logo após o Restaurante Sítio do Rio, através de um passadiço em madeira, porém em ambos os acessos é depois necessário atravessar a ribeira a pé - a profundidade é baixa).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO: Parque de estacionamento; apoio balnear; restaurante nas imediações.

PRAIA VIGIADA: sim (durante a época balnear).


Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!