Através da Relação Histórico-Estatística de 1827, sabe-se que uma provisão régia concebida à Misericórdia há trezentos anos atrás lhe outorgava o privilégio de construir uma igreja em Aljezur.
Embora o ano exacto da sua construção esteja por determinar, não há dúvida de que a Fundação da Misericórdia de Aljezur foi edificada no século XVI sobre as colinas da vila.
Afectada pelo terramoto de 1755, a Igreja da Misericórdia foi objecto de reconstrução ainda durante o século XVII, voltando a ser intervencionada em 1821 para a reconstrução do seu altar-mor. Caracterizada pelo seu singelo portal renascentista datado de 1577, o seu interior é caracterizado por uma só nave, um pequeno arco triunfal e retábulo-mor feito em madeira, com decorações em talha barroca com transição para o rococó.
Possui ainda um púlpito e uma tributa com cadeiral em madeira ornado com o brasão da Santa Casa da Misericórdia.
As imagens veneradas são de Nossa Senhora da Soledade, Santa Isabel e Santa Maria Madalena, todas feitas em roca.
Das suas alfaias de culto salienta-se a existência de um cálice em prata com respectiva patena, dois paramentos de casula damasco, um pertencente ao século XVII e outro ao século XVIII.
Igreja da Misericórdia | Rua S. João de Deus | 8670 ALJEZUR
Coordenadas Geográficas: 37°19'09.3"N 8°48'13.8"W
Horário das missas: EUCARISTIAS FERIAIS - Sexta-feira (exceto 2ª sexta-feira) - 10h00 – Igreja da Misericórdia
Horário de visitas: Aberto no período da missa ou se solicitado no Museu de Arte Sacra, anexo à igreja.
Contactos: Tel. +351 282998415 (Santa Casa da Misericórdia de Aljezur)Atendimento: (exceto julho a agosto) | Rogil - terça-feira - 16h às 17h30 | Aljezur - quarta-feira e quinta-feira - 17h às 18h | Odeceixe - sexta-feira - 17h às 18h30