Município de Aljezur

24ºC
17ºC
Criado em: 26/10/2012 12:07 Modificado em: 08/05/2019 14:57

Município de Boavista (Cabo Verde)

Desde: 09 de Junho de 2004


Localização:
Boavista é a ilha mais oriental do arquipélago. Com uma superfície de 620 km2 e em forma pentagonal, mede de Norte a Sul um máximo de 31km e 29km de Oeste a Este, é na vila de Sal-Rei, antigo porto explorado pelos ingleses, que se instala a capital que deve o seu nome ao sal de qualidade royal que chegou a exportar no século XIX, e que fez com que fosse apontada para ser a capital de Cabo Verde. Nos dias de hoje é uma tranquila vila de pescadores de mar límpido e povo acolhedor.
Esta ilha é basicamente formada por rochas sedimentares com afloramentos eruptivos numa aparência maioritariamente plana exceptuando as áreas de formação vulcânica em Figueiras de Rabil e de Fundo ou o Pico d'Estancia com 390m de altura, o ponto mais elevado da ilha.
À semelhança das ilhas do Sal e do Maio, Boa Vista tem o clima e a paisagem fortemente marcados por ventos secos e quentes do Sahara.
Entre a vegetação, encontram-se inúmeras palmeiras que pespontam as areias brancas em forma de dunas e tamareiras dando cor aos 55km de praias lindíssimas onde o branco da areia contrasta com o verde-esmeralda da água do mar.

História:
Descoberta a 3 de Maio de 1480, depois das ilhas de Maio, Santiago e de Fogo, foi primeiramente chamada de S. Cristóvão. O seu nome actual, Boavista, teve origem na exclamação de um marinheiro: “Capitão, Boa vista!!!” ao invés da tradicional frase “Terra à Vista!” demonstrando a sua alegria por ter avistado esta magnífica ilha após enfrentar uma temível tempestade. Em 1620 foi estabelecida a primeira povoação da ilha, Povoação Velha, quando um grupo de ingleses começou a extrair sal contribuindo significativamente para uma melhoria na economia da ilha, atraindo consequentemente outras indústrias, tais como tecelagem e cerâmica. A partir daí a ilha teve grande prosperidade chegando mesmo a ser um importante Centro Cultural do arquipélago.
Tempos mais tarde, piratas atraídos pelos produtos aqui manufacturados descobriram Boavista. Em 1815 e 1817 sofreu uma invasão e para proteger a ilha de tais ataques foi construído o Forte do Duque de Bragança em Sal Rei.
A Ilha da Boavista é ainda considerada o berço da 'morna', principal género musical de Cabo Verde.
A Ilha da Boavista fica a cerca de 500 km de África sendo a ilha do arquipélago Cabo-verdiano mais próxima deste continente. Separam-na da Ilha do Sal escassos 50 km. Esta ilha de dunas e tamareiras, foi descoberta em 1460 por A. Noli e Diogo Gomes ao serviço da corte portuguesa.


Eventos Culturais
Varias são as festividades durante ano que animam a Ilha da Boavista aqui destacam-se algumas

1º Janeiro – Celebrado em toda a ilha, no entanto recebe o seu expoente máximo na vila de Sal-Rei.

6 de Janeiro - Festival dos 3 Homens, celebrado nas vilas João Galego, Funda das Figueiras e Cabeça dos Tarafes, com danças típicas e várias actividades sociais. Destacam-se também os vários grupos de músicos que percorrem as ruas visitando várias habitações, tocando músicas alusivas a esta festividade.

Carnaval – Este momento é celebrado em toda a Ilha.

3 de Maio - Celebra-se neste dia a libertação dos escravos. Procissões, manifestações massivas, paradas, marchas ao som de tambores e apitos são alguns dos momentos que marcam este dia.

4 de Maio – Celebração de Pidrona.

8 de Maio – A festa de S. Roque na Povoação Velha, com um procissão e dança.

28 de Maio - Festival de "Cruz Nhô Lolo".

13 de Junho – Festival de Santo António, composto de procissão em direcção a uma pequena igreja localizada no centro da ilha, perto da "Rocha de Santo Antonio".

4 de Julho – A principal Festividade desta Ilha visto ser o dia de Santa Isabel, Padroeira da Ilha da Ilha BoaVista. Por ser o dia do Município, é a maior festividade e pelo facto atrai muita gente de outras ilhas.

24 de Julho – Festa de São João Baptista na paroquia com o mesmo nome, desenvolve-se uma procissão que acaba com ofertas.

15 de Agosto – A Festa de "Nossa Senhora da Piedade" que acontece na vila de João Galego.

16 de Agosto – Festa de S. Roque.

Agosto – Durante o terceiro fim-de-semana deste mês toma lugar o Festival de Musica da Praia de Santa Cruz, trazendo artistas das outras ilhas bem como artistas estrangeiros.

8 de Dezembro – Na Povoação Velha celebra-se o dia da sua Padroeira a “Imaculada Conceição”.


Alguns elementos:

Área: 620 km²

População: 3.462 habitantes

Elevação máxima: 387 m (Monte Estancia)

Cidade capital: Sal Rei

Concelhos: Boa Vista

Latitude: 15°5'33 N

Longitude: 24°48'39" O

Localização: grupo de Barlavento, ao norte de Maio e sul de Sal

Coordenadas GPS: 22°51'0"W, 16°7'56"N

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!