Município de Aljezur

26ºC
17ºC
Criado em: 19/04/2013 15:40 Modificado em: 08/05/2019 10:11

Praia de Vale Figueiras

Situada na zona das Alfambras (zona de povoamento disperso a meio caminho entre Aljezur e a Carrapateira), o acesso à Praia de Vale Figueira faz-se por troços de estrada de alcatrão e de terra batida ao longo de cerca de 5 km. Ainda pouco explorada pela presença humana, é de uma beleza ímpar, ideal para os amantes da natureza em estado puro.O tipo de paisagem costeira formada por montes de formas arredondadas e baixa altitude que circundam um vale, terminando suavemente na areia, altera-se nos seus limites norte e sul pela presença das arribas xistosas. Composta por um vasto areal, na baixa-mar tem ligação à Praia do Penedo, a norte, esta frequentada por pescadores. As duas juntas formam certamente um areal com mais de 3 km de extensão.


COMO CHEGAR: Após ter deixado a vila de Aljezur, cerca de 6 Km a Sul encontra um entroncamento à direita com sinalização indicando as direcções de Sagres, Vila do Bispo, Carrapateira e Bordeira. Tome essa direcção e andados cerca de 3,5 Km encontra à direita as indicações de "Monte Novo" e "Vale Figueiras". Vire e siga por essa estrada, que a um par de quilómetros mais à frente transforma-se em caminho de terra batida e novamente, perto já da praia, volta ao piso de alcatrão (no total é um percurso de cerca de 5 Km até à praia). A Praia do Penedo, não sendo acessível de automóvel, tem ligação pelo areal, durante a maré baixa, com a praia de Vale Figueiras.

COORDENADAS GPS:  37°14'50.21"N    8°52'6.77"W.

ACESSO: Fácil (curto passadiço em madeira).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO: Estacionamento para automóveis e para bicicletas, recolha de resíduos, recolha selectiva. 

PRAIA VIGIADA: Vale Figueiras - sim (durante a época balnear); Penedo – não.

 

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!