Criado em: 24/07/2021 11:16 Modificado em: 02/08/2021 16:04

(24-07-2021) Covid-19 - Informação à população

Na reunião do Conselho de Ministros de 22 de julho de 2021 foi aprovada a Resolução nº 96-A 2021 que prorroga a situação de “Estado de Calamidade” até ao dia 08 de agosto do corrente ano.

Com base nos dados da incidência por concelho a 21 de julho foram efetuadas alterações aos municípios abrangidos pelas diversas fases de desconfinamento, aplicando-se as medidas. de acordo com a sua inclusão nos municípios de risco muito elevado, elevado ou moderado.

De acordo com a referida resolução, ao concelho de Aljezur aplicam-se as regras da fase 1 que correspondem ao risco moderado, tendo, no entanto, entrado para a lista de municípios em situação de alerta por apresentar uma incidência acima de 240 novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias. Isso significa que, caso a situação de mantenha ou agrave, será incluído nos concelhos de risco elevado ou muito elevado na próxima semana.

A situação epidemiológica em Aljezur começou a agravar-se a partir desta semana com a descoberta de duas candeias de transmissão com origem numa festa/convívio e num estaleiro de obras que deram já origem a mais de duas dezenas de casos positivos e 12 isolamentos profiláticos nos cerca de 60 testes realizados.

Desde o dia 19 de julho, segunda-feira, foram reforçadas as ações de controle, vigilância e testagem com o empenho da Saúde Publica, Câmara Municipal, GNR e Juntas de Freguesia, com especial incidência em Vale da Telha e aos trabalhadores do estaleiro da empresa afetada.

Apelamos a todos que cumpram as determinações da DGS e respeitem as medidas em vigor relativas ao Estado de Calamidade, com especial atenção aos espaços públicos, local de trabalho, estabelecimentos comerciais e também em ambiente familiar;

Só com as ações de saúde pública reforçadas, o evoluir do processo de vacinação e o dever de cidadania de todos nós cumprido, será possível travar as cadeias de contágio, baixar a incidência de casos positivos e voltar a um nível de risco baixo/moderado em que o Município de Aljezur tem estado.

Adira à vacinação e proteja-se!

Aljezur, 24/07/2021O Presidente da Câmara Municipal,José Manuel Lucas Gonçalves