Município de Aljezur

19ºC
13ºC
Data de Publicação: 27/03/2019 00:00:00
Museu Municipal de Aljezur

O Museu Municipal localiza-se no antigo edifício da Câmara Municipal de Aljezur, edificado no século XIX.

O espólio deste museu encontra-se dividido em três espaços distintos: o Núcleo Arqueológico, o Núcleo Etnográfico e a Sala Islâmica do "Legado Andalusino".Núcleo de Arqueologia apresenta um vasto conjunto de objectos, que testemunham mais de 10.000 anos de presença humana na região. Espólio arqueológico Mirense (final da Idade Glaciária - 7000 anos a.C.), Neolítico Final/Calcolítico (3000-2500 anos a.C.) e Idade do Bronze (1200-900/800 anos a.C.), destacando-se uma colecção de machados mirenses, as placas de xisto e os pesos de rede, associados a uma presença que se encontrava muito ligada ao uso dos recursos naturais do território. Ainda aqui é possível observar-se, pelo seu simbolismo histórico, a Pedra de Armas com o brazão da Ordem de Santiago, que se julga proveniente da antiga Igreja Matriz de Aljezur, totalmente destruída com o terramoto de 1755, assim como o fuste do antigo Pelourinho.

Núcleo Etnográfico é composto por valioso espólio ligado ao quotidiano de finais do século XIX e início do século XX, destacando-se alfaias antigas relacionadas com actividades agrícolas, pecuárias e piscatórias típicas da vida do mar e da terra.

Neste núcleo recriam-se ainda ambientes tradicionais rurais, como um quarto e uma cozinha algarvia, decorados com os utensílios utilizados nas lides diárias.

Sala do Legado Andalusino integra espólio do período islâmico, proveniente de vários locais arqueologicamente intervencionados no concelho de Aljezur. A exposição centra-se sobretudo em material recolhido no Sítio da Barrada, sobretudo cerâmicas. Numa perspectiva didáctica, a exposição é acompanhada de informação sobre a utilização das peças expostas no quotidiano e a sua relação com outros elementos da cultura islâmica.

Ver localização: MapaHorário: De Junho a Setembro:  Terça a Sábado, das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00hDe Outubro a Maio:  Terça a Sábado, das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00hEncerramento:  Domingos, Segundas e Feriados.

Preço entrada: Bilhete de entrada único para todos os núcleos museológicos do centro histórico de Aljezur (Museu Municipal, Museu de Arte Sacra, Museu Antoniano e Casa-Museu Pintor José Cercas), podendo ser adquirido em qualquer um dos núcleos museológicos referidos.Bilhete de entrada individual - 2,20 €.Bilhete individual para grupos organizados, a partir de 10 pessoas - 1,10 €.Possuidores de cartão jovem - 50% de desconto.Crianças até aos 12 anos, pessoas portadoras de deficiência, estudantes, guias e professores enquanto acompanhantes de grupos - Entrada gratuita.

Contactos: Tel. +351 282991011 (Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur) | Tel. +351 282990010 (Câmara Municipal de Aljezur)

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!