Município de Aljezur

19ºC
13ºC
Data de Publicação: 27/03/2019 00:00:00
Percurso Cultural da Vila da Carrapateira

Aldeia de pescadores, a Carrapateira inclui um conjunto de áreas naturais muito sensíveis do ponto de vista ambiental e paisagístico, constituindo, um forte atractivo turístico no contexto regional. Apresenta um elevado interesse conservacionista, na medida em que representa, em termos ecológicos, um tipo de ecossistema de transição típico, de influência mediterrânica e atlântica que mantém ainda, na generalidade, as suas características naturais e paisagísticas. Algumas espécies de aves encontram-se no topo da lista das prioridades de conservação, como é o caso da águia de Bonelli e da águia pesqueira. 

O aglomerado urbano da Carrapateira, enquanto conjunto edificado, constitui uma estrutura urbana de grande valor. O núcleo urbano original da aldeia encontra-se implantado num conjunto de cerros, limitados a Norte pela Ribeira da Carrapateira e a Poente pela Estrada Nacional 268 (antiga Estrada Romana). O centro urbano é recente, encontrando-se ainda por construir nos anos 70. Em virtude da expansão da aldeia para Poente, a Estrada Nacional assume, hoje, um papel dominante na estrutura do aglomerado, fazendo parte integrante deste.

Aldeia cosmopolita reúne anualmente inúmeros visitantes e turistas, sobretudo surfistas, de diversas nacionalidades, que procuram as praias locais para a prática de surf e bodyboard. A Praia do Amado, a 3 Km da aldeia, é a mais conhecida, sendo palco de campeonatos e provas nacionais e internacionais destas modalidades. 

Contactos: Tel. +351 282990010

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!