Município de Aljezur

19ºC
13ºC
Data de Publicação: 27/03/2019 00:00:00
Portinho da Zimbreirinha

Um ancoradouro palafita construído na base de uma imponente arriba, designado por Portinho da Zimbreirinha, constitui um dos mais antigos núcleos piscatórios do concelho. Aqui os pescadores usavam, até muito recentemente, engenhosas plataformas em madeira e canas apoiadas na arriba para protegerem os seus barcos das fúrias do mar. No cimo da arriba, destacam-se as suas casinhas de colmo viradas para o mar. É (era) o porto preferido dos pescadores locais, apesar do acesso extremamente difícil e perigoso. Um sítio único na costa portuguesa, não só pela sua grandiosa localização, mas também pelas bem conservadas cabanas ali existentes, construídas em colmo e apelidadas de "estromas" (tapetes), servindo de armazém para os pescadores locais.

A idade exacta do porto é desconhecida, no entanto, sabe-se que este porto já conta com mais de 100 anos, tendo mesmo servido de ancoramento de caravelas que ali desembarcavam para levar as mós para os moinhos da aldeia.

O porto foi fechado no dia 04 de Maio de 2010, após uma derrocada causada pelas chuvas torrenciais de 28 de Fevereiro desse ano, destruindo a sua estrutura.

 

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!