Município de Aljezur

22ºC
16ºC
Criado em: 06/01/2016 11:36 Modificado em: 08/05/2019 14:32

Igreja Paroquial de Carrapateira

Erguida num serro altaneiro na aldeia da Carrapateira, esta igreja paroquial tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Desconhecendo-se a data da sua construção, os traços manuelinos dos seus pórticos levam-nos a crer que tenha sido edificada durante o século XVI. Restam-lhe da sua traça primitiva, além dos moirões que a sustentam, as duas portas manuelinas, uma de cinco lóbulos e a outras de dois respectivos dintéis. Possui uma torre sineira com um sino, onde se lê a palavra: WAIMATE. Provavelmente este sino teria pertencido a algum barco que deu à costa neste litoral e alguém o aproveitou para este fim religioso.

A Igreja possui três altares em talha dourada: o principal, ostentando Nossa Senhora da Conceição e Santo Estevão; e os dois colaterais, com Nossa Senhora do Rosário e Senhor Jesus.

Para além do retábulo do século XVIII, possui ainda duas tábuas quinhentistas que representam “Santo António de Lisboa” e “São Pedro”.

Outros elementos notáveis nesta igreja são a Pia Baptismal, do baptistério situado no lado da Epístola, em pedra lavrada com forma hexagonal, de estilo manuelino (suporte e nó), assim como a Pia de água benta, saliente da parede, junto da porta lateral da igreja, também no mesmo estilo.

 

Igreja da Carrapateira  | Carrapateira  | 8670-230 BORDEIRA

Coordenadas Geográficas: 37°11'04.5"N 8°53'43.1"W

Horário das missas: Quinzenalmente ao Sábado, às 17:00h

Contactos: Tel. +351 282998204 (Paróquia de Aljezur) 

 

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!