Município de Aljezur

19ºC
13ºC
Criado em: 06/01/2016 09:07 Modificado em: 08/05/2019 14:38

Pinhal do Bordalete

Fazendo parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Rede Natura 2000 – Sítio PTCON0012, entre as povoações da Carrapateira e da Bordeira, o Pinhal de Bordalete constitui uma área florestal consolidada, assente em areias, de aproximadamente 41 ha de pinheiro manso, distribuídos ao longo dos chamados “Cabeços da Bordeira”, apresentando uma paisagem peculiar e de grande beleza devido à configuração do relevo, com elevações que podem chegar a cerca de 100 metros erguidas na proximidade do mar. Observam-se nesta zona diversas espécies de avifauna, já que se localiza junto a importante corredor migratório.

Este pinhal é actualmente propriedade privada, tendo a sua exploração inicial sido dedicada à extracção de pinhas e ao fornecimento de madeira para construção naval.

Considerada como uma das melhores madeiras de pinho em Portugal foi utilizada para inúmeras construções de barcos, como por exemplo o Costa Douro (Sagres).

Depois do 25 de Abril passou a ser um local privilegiado para se fazer piqueniques, actividade que tem vindo a cair em desuso. Hoje em dia a sua função está apenas relacionada com a exploração de pinhas.

Coordenadas Geográficas: 37°12'16.6"N 8°53'05.4"W

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!