Município de Aljezur

19ºC
13ºC
Criado em: 05/01/2016 16:05 Modificado em: 08/05/2019 14:39

Vila de Odeceixe

A vila de Odeceixe outrora também conhecida como “Aldeia entre o mar e a serra” é o primeiro aglomerado urbano do Algarve.

Atribuindo-se o seu nascimento a épocas remotas, terão passado por Odeceixe e permanecido vários povos. No entanto a sua fundação é atribuída aos mouros que ocupavam o sul da Península Ibérica e a atual província do Algarve que na altura constituía parte do seu reino.

A existência do rio terá sido um fator determinante para a sua fixação se tivermos em conta, que a água é um elemento primordial para a sobrevivência.

Juntamente com a vegetação arbórea crescente que se estendiam ao longo das várzeas férteis, onde se plantava culturas como milho, cevada, trigo, foi crescendo o aglomerado urbano distribuído pela encosta e pequenos montes hoje em dia centrado e distribuído entre o Largo e os Malhadais, por entre ruas serpenteadas, bafejadas pela brisa do mar e pelo ar aromático da serra.

De pequenas dimensões, tornou-se muito procurada pelos turistas na década de 80.

A beleza da sua praia marcada pelos recortes das falésias e areia fina valeu-lhe o Prémio das Sete Maravilhas de Portugal em 2012.

Com sol durante quase todo o ano a Vila de Odeceixe tronou-se um local de eleição para não só para os amantes da natureza e da boa gastronomia local, marcada pelo peixe fresco e marisco que abundam na sua costa, mas também pelos amantes da cultura local. Caracterizada pelas marcas do tempo, na malha urbana da povoação, elegemos como locais de interesse, a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Piedade, o moinho, algumas cantarias, raras, janelas e portas de bom traçado e duma enorme nobreza. 

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!