Município de Aljezur

18ºC
10ºC
Criado em: 05/01/2016 14:22 Modificado em: 08/05/2019 14:34

Povoado Islâmico de Pescadores

Escavações arqueológicas puseram a descoberto este povoado, localizado em alta arriba junto ao mar da Carrapateira, imediatamente a sul da entrada do Porto do Forno. Os espólios encontrados, atribuídos ao século XII e a localização das estruturas habitacionais indicam que se trataria de um povoado de pescadores que se dedicavam à exploração sazonal dos recursos marinhos, em complementaridade com a agricultura e a pastorícia, conduzindo a uma economia agro-marítima, ainda frequente na costa algarvia na passada centúria.

Foram identificadas restos de nove estruturas habitacionais, constituídas por uma única divisão, com planta rectangular, edificadas em taipa sobre enrocamento de pedra. Algumas conservam restos de estruturas de combustão e cerâmicas partidas, mas ainda in situ, assim como anzóis, pesos de rede e restos de fauna marítima e terrestre.

A pesca e a recolecção de mariscos constituíam não só a principal fonte alimentar dos residentes neste povoado, mas o peixe, depois de salgado e seco, poderia entrar nos circuitos comerciais, servindo como moeda de troca com diferentes produtos de outras regiões do interior, nomeadamente cereais.

A localização deste assentamento neste promontório sugere, dadas as más condições habitacionais que proporcionaria, devido aos fortes ventos que se fazem sentir quase todo o ano acompanhados por grande humidade, a função de observatório do mar, talvez tendo em vista a baleação.

O osso de baleia aqui encontrado, julga-se utilizado como banco, poderia ter pertencido a animal ali caçado, pois aquele mamífero marinho, hoje desaparecido do mar do Algarve, era abundante no Garb al-Andalus.

O povoado da Ponta do Castelo é o primeiro assentamento de pescadores do período muçulmano a ser investigado em Portugal.

 

Povoado Islâmico de Pescadores | Ponta do Castelo | Carrapateira | 8670 ALJEZUR

Coordenadas Geográficas: 37°10'23.3"N 8°54'27.6"W

Contactos: Tel. 282 990 010 (Câmara Municipal de Aljezur) | Tel. 282 991 011 (Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur) 

Aljezur pelos olhos de quem nos visita...

Use #aljezur nas suas fotografias para as ver no nosso feed!