Câmara de Aljezur “fixa” mais um médico de família - Garantido médico de família para todo o concelho!

28/11/2017

Num quadro de responsabilidade com as populações, sempre pugnámos pela existência de um corpo de profissionais de saúde adequado às necessidades do nosso Centro e Extensões de Saúde. Recentemente foi este Município informado pelo ACES Algarve II – Barlavento da colocação de uma médica para o posto de trabalho na UCSP de Aljezur, ao abrigo do regime de incentivos à mobilidade geográfica para zonas carenciadas de trabalhadores médicos; foi ainda solicitada a colaboração da autarquia, no sentido de promover habitação para a médica em causa, enquanto complemento ao regime de incentivos à mobilidade.

Como é sabido, toda a região do Algarve centra a sua economia no produto turismo, atividade que determina também o mercado da habitação, tornando não só difícil a procura de casa como inflacionando bastante o custo do arrendamento; assim, a nossa atratividade como destino de férias não é compatível com a fixação de profissionais necessários na região, quando estes se confrontam com a procura de habitação. Esta é também uma preocupação do município, porque é um fator determinante para a qualidade na prestação de serviços públicos, concretamente na área da saúde e as administrações têm vindo progressivamente a abandonar e deixar de promover as antigas “casas de função”, que eram também um incentivo à mobilidade de trabalhadores na administração pública.

Sensível à questão e perante a possibilidade de, certamente pela primeira vez em muitos anos, garantir médico de família a todos os utentes inscritos no “centro de saúde” (UCSP de Aljezur), garantindo mais e melhores cuidados de saúde à população do concelho, a Câmara Municipal aprovou a colaboração com o ACES Barlavento II garantindo o apoio solicitado através do arrendamento de habitação para a nova médica.

Serviços OnlinePortal de Informação GeográicaAvisos - Informações