Praia de Odeceixe – “Reforço do cordão dunar, recuperação e adaptação dos passadiços”

18/05/2017

Implantação das intervenções

Decorre já na Praia de Odeceixe, a obra de Reforço do Cordão Dunar e Passadiços.

A Praia de Odeceixe, uma das praias “Sete Maravilhas” na categoria de arribas, está inserida entre o mar e um meandro do rio quase paralelo à linha de costa e sofre regularmente “invasões” de caudais torrenciais do rio e, naturalmente, os efeitos da agitação marítima característica desta faixa da costa atlântica.

O efeito isolado ou conjunto dessas ocorrências determina muitas vezes a rotura da duna e a modulação indesejável da praia.

A grande carga de utilização humana desta praia e o pisoteio desregrado que destrói a duna e não permite a fixação do necessário coberto vegetal, justificam também e em grande parte esta intervenção.

Com o objetivo de minimizar esses impactos, foram anteriormente colocadas “linhas” de recuperadores dunares que, cumprindo a sua função, permitam consolidar a norte e a sul, parte do cordão dunar que se mantém com vegetação autóctone pioneira.

Pretende-se agora tentar concluir essa intervenção e atuar de modo a adquirir um cordão dunar contínuo e de maior envergadura.

Finalmente, pretende-se recuperar e efetuar obras de manutenção nos dois acessos à praia.

A obra está a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, para a qual a Câmara de Aljezur contribuiu no seu capital social, e totaliza um investimento de 142 734,12€, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

• Recuperadores dunares
  • Escada a recuperar