Site Autárquico de Aljejur

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Festividades

Em todas as freguesias do concelho de Aljezur, as festas são um elemento cultural importante na vida das suas gentes. Festividades religiosas ou populares, festivais, feiras ou mercados assinalam momentos especiais.

Entre os inúmeros eventos que se realizam um pouco por todo o concelho, destacam-se, com carácter regular, eventos que marcam o concelho a nível regional e mesmo nacional: as Comemorações do Feriado Municipal a 29 de Agosto, associadas a uma tradição centenária com muita expressão na região, que consistia num banho de mar, o famoso banho 29, acreditando-se que a água neste dia era benta; a Noite A  – Noite Multicultural de Aljezur, com dress code Branco, realizada na zona histórica de Aljezur, que é “invadida” por vários acontecimentos de diferentes orientações culturais, uma viagem pelos sentidos, capaz de despertar inúmeras emoções; o Festival da Batata-doce de Aljezur, promovendo a melhor batata-doce do país, certificada segundo Indicação Geográfica Protegida; a Feira da Terra, dedicada aos produtos locais; a Festa dos Pescadores da Arrifana, que inclui procissão pelo mar e arraial popular, com comida e animação; o Festival de Folclore e a Festival de Sopas, no Rogil; a Festa em Honra de Nossa Senhora d’ Alva, padroeira de Aljezur, devoção que lembra permanentemente o facto histórico e lendário de que, ao romper da alva (nascer do dia), o castelo de Aljezur foi tomado aos mouros pelos cavaleiros da Ordem de Santiago, comandados por D. Paio Peres Correia; a Festa de Nossa Senhora da Piedade, em Odeceixe; e as festas populares pelas freguesias, em Agosto.

As feiras, outrora locais de mostra de produtos da região, agora já se caracterizam pela venda global de vestuário, calçado, louça, mobiliários, legumes, frutos secos, artesanato, entre uma infinidade de artigos a preços mais acessíveis. Continuam, no entanto, a assumir um papel de ponto de encontro e convívio entre as gentes locais e vindas de outros concelhos do sul do país. Destacam-se a Feira do Rogil, realizada no 3º Domingo de Agosto, a Feira de Odeceixe, no 1º Domingo de Setembro, a Feira de Aljezur, no último Domingo de Setembro e a Feira das Alfambras, no 1º Sábado de Outubro.

Os mercados, com carácter mensal, realizam-se em Aljezur na terceira segunda-feira de cada mês e no Rogil no quarto Domingo.

- FEIRA DO FOLAR DE ODECEIXE, no fim-de-semana da Páscoa, em Odeceixe;

- FEIRA DA TERRA, aos sábados, nos meses de Julho e Agosto, em Aljezur;

- LARGOANIMADO, animação durante os meses de verão, nos principais largos de cada freguesia;

- FESTA DOS PESCADORES DA ARRIFANA, no último fim-de-semana de Julho, no Portinho da Arrifana;

- NOITE A – Noite Multicultural de Aljezur, a 28 de Agosto, na zona histórica;

- COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL – 29 de Agosto, em Aljezur;

- FESTA DE NOSSA SENHORA D’ALVA, a 29 de Agosto, em Aljezur;

- FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE, a 15 de Agosto, integrada nas festas populares da freguesia de Odeceixe;

- FESTAS DA CARRAPATEIRA, em Agosto;

- FEIRA DE ALJEZUR, feira anual realizada no último domingo de Setembro, em Aljezur;

- FESTIVAL DA BATATA-DOCE DE ALJEZUR, no último fim-de-semana de Novembro (sexta, sábado e domingo), em Aljezur;

- FEIRA DE NATAL, fim-de-semana em meados de Dezembro (data móvel), em Aljezur.

AGENDA

Iniciativas

Serviços OnlinePortal de Informação GeográicaAvisos - Informações