Site Autárquico de Aljejur

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Saúde

PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE

Segundo a Organização Mundial e Saúde (OMS), a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a Saúde. A prevalência da obesidade, a nível mundial, é tão elevada que a OMS considerou esta doença como a epidemia global do Século XXI.

O aumento da obesidade infantil tem sido alarmante nas últimas décadas, nos países desenvolvidos e, em menor escala, noutras partes do mundo. Na Europa, a obesidade aumentou 10 – 50% nas últimas décadas. A nível mundial, mais de um bilião de adultos e crianças são pré-obesos, e alguns investigadores são de opinião que, em virtude da obesidade, a actual geração de crianças tem uma elevada probabilidade de ter uma esperança de vida menos que os seus pais. A obesidade é hoje reconhecida como a alteração metabólica mais comum que afecta as crianças.

O Programa Nacional de Combate à Obesidade, assenta num processo de cooperação e parceria entre diversos sectores públicos e privados não governamentais, nomeadamente a saúde, a educação, as autarquias e as empresas.

Considerando a existência de disparidades a nível regional quanto à prevalência da pré-obesidade face aos valores nacionais (31,56%), foi proposto, na região do Algarve, o Programa de Combate à Obesidade Infantil, assentando o mesmo em dois vectores essenciais, cronologicamente faseados: o diagnóstico da situação e a intervenção comunitária.

O diagnóstico da situação consistirá no estudo da prevalência da pré-obesidade e da obesidade infantil na região do Algarve no decorrer do ano lectivo 2005-2006, a partir de dados obtidos nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, segundo a metodologia do estudo “Portuguese prevalence study of obesity in childhood: the role of sociodemographic factor, (2002-2005)”.

A intervenção comunitária será desenvolvida no âmbito da comunidade escolar, quer com a produção de materiais de apoio, quer com a realização de sessões de educação alimentar. Os casos de obesidade e pré-obesidade identificados serão encaminhados para as instituições de saúde da região.

  • Escola Ativa - O que é ?

    No âmbito do Programa Contra a Obesidade Infantil na Região do Algarve, a Escola Superior de Educação e comunicação da Universidade do Algarve, em articulação com outros parceiros do Programa concebeu a “Escola Ativa”, cujo objetivo é melhorar a qualidade e quantidade da atividade física e desportiva dos alunos, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização de toda a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil.

  • Escola Ativa - Porquê

     O “Escola Ativa” surge com o objetivo de contrariar a tendência do aumento de peso verificado em Portugal, nomeadamente na região algarvia onde 30% da população infantil dos 7-9 anos apresenta excesso de peso, sendo 10% obesidade. Neste âmbito o projeto “Escola Ativa” é um “ferramenta” fundamental para combater esta epidemia nas Escolas da região do Algarve. 

  • Escola Ativa - Para quem ?

    O Projeto “Escola Ativa” é destinado a todos os alunos do Ensino Básico dos Agrupamento de Escolas do Algarve, privilegiando os alunos do Pré-Escolar e 1ª Ciclo por razões de precocidade na prevenção do excesso de peso.

    A “Escola Ativa” baseia-se e desenvolve-se com toda a Comunidade Escolar (alunos, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação), assim como com os técnicos de saúde e autarquias.

  • Escola Ativa em Aljezur

    O Protocolo do Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve encontra-se em vigor desde 2006/2007, tendo este sido aceite e apoiado por 24 diferentes entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Aljezur.

    Desde então que o Município em conjunto com as Escolas do concelho têm vindo a empenhar-se de forma a incutir os ideais de alimentação e vida saudáveis, contrariando desse modo a taxa de obesidade infantil. E mais importante ainda, prevenindo a obesidade/excesso de peso, facultando a todos as crianças as ferramentas para o fazerem.    

AGENDA

Iniciativas

Serviços OnlinePortal de Informação GeográicaAvisos - Informações