Site Autárquico de Aljejur

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Educação Ambiental

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_1/Atividade_Municipal/Ambiente/lontrinha.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_1/Atividade_Municipal/Ambiente/Compostinho.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_1/Atividade_Municipal/Ambiente/olhar_pela_nossa_costa.jpg

Lontrinha Recicladora

Consciente da importância da educação e sensibilização ambiental enquanto contributo para um bom desempenho ambiental da população, nomeadamente para o aumento da reciclagem e da eficácia do sistema de recolha selectiva, a Câmara Municipal de Aljezur lançou o projecto a “Lontrinha Recicladora” nos anos lectivos de 1999/2000 e  2005/2006.

Em 2013 pretende-se relançar a lontrinha mais uma vez, com o objetivo de contribuir para uma redução dos resíduos produzidos e encaminhados para aterro e para a continuidade do aumento da taxa de reciclagem no concelho de Aljezur.

 

As Aventuras do Compostinho

“A Lontrinha Recicladora” lançou a recolha selectiva nas escolas – foi possível no ano lectivo de 2005/2006 implementar a recolha selectiva em todos os estabelecimentos escolares e ATL do concelho de Aljezur, fazendo-se a triagem de embalagens de plástico e metal, vidro e papel e cartão.

No entanto, cerca de 36% dos nossos resíduos domésticos não se incluem em nenhuma destas fileiras. São resíduos chamados orgânicos ou “verdes” que são habitualmente colocados nos contentores do lixo indiferenciado, quando, através de um processo muito simples, a compostagem, poderiam ser aproveitados para a produção de fertilizante, o composto, reduzindo simultaneamente a quantidade de resíduos a enviar para aterro.

Assim, em 2007 e 2009, foi dinamizado nas escolas, Jardins de infância e ATL (Casa da Criança do Rogil) um projecto-piloto que visou a separação dos resíduos orgânicos e a sua compostagem, com o objetivo das crianças se familiarizarem com o processo, incentivando a sua aplicação. Dadas as características marcadamente rurais do concelho de Aljezur, a compostagem poderá ser facilmente dinamizada pela população, nos seus quintais e montes.

Para além de boas práticas ambientais, pretendeu-se também a sensibilização para os hábitos alimentares mais saudáveis e para a utilização dos produtos locais e conhecimentos tradicionais, como a batata doce e as plantas aromáticas e medicinais, através do apoio à instalação de hortas pedagógicas. O projeto teve assim duas vertentes : "À descoberta da compostagem" e "Mãos à horta". Foram distribuídos Kits de Compostagem e um Guia de apoio - "Guia do Compostinho", dinamizadas sessões junto dos professores e alunos e apoio técnico ao funcionamento da comspostagem.

 

O Chorão papão

Aljezur “vive” em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, num espaço privilegiado de elevada riqueza ambiental e paisagística, encontrando-se na área do concelho zonas onde existem espécies ou associação de espécies, nomeadamente de flora,  únicas ou raras , endémicas , as quais apresentam elevado interesse para a conservação da natureza. No entanto, as mesmas encontram-se fortemente ameaçadas pela proliferação de espécies invasoras, como é o caso do chorão (carpobrotus edulis).

Esta temática tem sido abordada anualmente  no âmbito da Bandeira Azul em coloboração com o PNSACV (desde 2007) através da organização de ações de sensibilização envolvendo grupos escolares, nas quais têm sido alvo de ações de arranque manual desta planta e respetiva monitorização em pequenas áreas no litoral do concelho.

 

Olhar o nosso litoral  - Coordenação local da campanha Coastwatch

Sob o lema "Olhar o nosso litoral" o Município de Aljezur coordena, desde  2006, na área do concelho, a campanha Coastwatch, projeto europeu,  a qual  é coordenada a nivel nacional pela Associação GEOTA.

Na prática, o projeto consiste na monitorização da costa do concelho, recorrendo a visitas de campo e ao preenchimento de questionário próprio, fornecido pelo GEOTA.

As visitas de campo para monitorização realizaram-se geralmente entre Outubro e Fevereiro, tendo participado até ao momento, alunos dos 2º e 3º ciclos da EBI/JI de Aljezur, associações locais e pessoas/voluntários individuais.

Os questionários do coastwatch sãopreenchidos pelos participantes nas visitas de campo: os dados recolhidos  são introduzidos pelos  serviços do município numa base de a qual é encaminhada para a coordenação nacional – GEOTA para alimentar a base de dados nacional.

Os principais problemas detectados  nas várias campanhas realizadas foram a acumulação de resíduos no areal e arribas - sacos de plástico, embalagens de plástico, latas, vidro, aparelhos de pesca (redes, linhas, anzóis, covos), resíduos de construção e demolição, a presença de plantas infestantes nas dunas, nomeadamente o chorão (Carpobrutus edulis), e a erosão das arribas (com algumas zonas com derrocadas).

 A campanha em 2012-2013 é lançada com a temática "repensar o  litoral" e decorre até ao dia 21 de Março.

 

Datas comemorativas

O Município procura assinalar algumas datas comemorativas ligadas ao ambiente, nomeadamente os dias Mundiais da água, da floresta, da Biodiversidade, da Energia e do Ambiente, com o objetivo de alertar para determinados problemas ou para a necessidade de alteração de compotamentos. Geralmente estas datas são assinaladas envolvendo a população escolar.

 

Outras atividades

Os serviços do Município de Aljezur encontram-se disponíveis para apoiar a dinamização de projetos ou ações de sensibilização ambiental em escolas, associações ou outros, prestando, nomeadamente apoio técnico.

Frequentemente o município organiza ou colabora na realização de visitas de estudo, nomeadamente  no concelho a ETAPs e parques eólicosn e ao aterro sanitário do barlavento.

AGENDA

Iniciativas

Serviços OnlinePortal de Informação GeográicaAvisos - Informações