Site Autárquico de Aljejur

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Gastronomia

Choco com Batata-doce

O concelho de Aljezur é rico em peixe (sargos, douradas, robalos) e marisco (desde os ouriços às lapas, sem esquecer o mexilhão e os tão apreciados perceves), bem como em caça (coelho, javali), em produtos da terra (principalmente a afamada batata-doce e o feijão) e as comidas da morte-de-porco. Daí que a gastronomia desta região seja baseada nestes produtos.
 
Feijão ou couvada com batata-doce, papas mouras com “piques”, arroz de mexilhão, feijoada de búzios, sargos, douradas ou robalos cozidos ou grelhados no carvão, perceves, mexilhão, morcela frita, entre outros, fazem as delícias da gastronomia aljezurense, que pode ser apreciada nos bons restaurantes concelhios.

Como sobremesa destacam-se os pastéis, o bolo e o pudim de batata-doce, e os fritos, cobertos de uma calda de açúcar ou mel, também este um produto local.
 
O amendoim, cultivado com grande expressão na freguesia de Rogil, é um aperitivo bastante apreciado e de excelente qualidade.

 

RECEITAS

COUVADA COM BATATA-DOCE
Ingredientes:
1,5 Kg de carne de porco; 2 batatas-doces; 1,5 Kg de couve.

Confeção:

De manhã era costume acender-se o fogo de lenha, colocando-se uma panela com água ao lume. Logo que a água levantasse fervura, juntava-se a carne já preparada e temperada. A meio da cozedura, junta-se a couve à carne. Depois da couve “ataloada” põe-se uma ou duas batatas-doces inteiras, porque a batata-doce coze mais rápido que a carne. Acompanha com fatias de pão caseiro.



FEIJÃO COM BATATA-DOCE

Ingredientes:
350 g de feijão; 3 batatas-doces; 1 cebola média; 2 dentes de alho; cravinho q.b.; 250 g de morcela; 250 g de farinheira; 150 g de toucinho; 300 g de chouriça; 0,5 Kg de carne de porco; 2 dl de azeite; água q.b.

Confeção:

Coze-se um pouco o feijão em água e de seguida junta-se todos os outros ingredientes. Deixa-se cozer e tempera-se a gosto.



ROJÕES DE PORCO COM BATATA-DOCE FRITA

Ingredientes:
2 Kg de carne de porco; 2 colheres de sopa de pimentão; 3 dentes de alho; 2 dl de vinho branco; sal q.b.

Confeção:

A carne de porco é cortada aos bocadinhos e temperada de véspera com pimentão, alhos, vinho e sal. Por fim a carne é frita numa frigideira com banha. Acompanha com batata-doce frita às rodelas.



BOLO DE BATATA-DOCE

Ingredientes:
500 g de açúcar; 500 g de farinha; 500 g de batata-doce crua, descascada e ralada; 8 ovos; 1 colher de sopa de fermento em pó; canela q.b.

Confeção:

Bate-se bem os ovos com o açúcar, em seguida junta-se a farinha, à qual previamente tinha sido misturado o fermento e a canela, e por fim mistura-se a batata-doce ralada. Vai ao forno numa forma untada de margarina e polvilhada de farinha.



PASTÉIS DE BATATA-DOCE

Ingredientes para 4 pessoas: 250 g de farinha; 1 ovo; 50 g de manteiga derretida; 25 g de banha caseira; sumo de laranja; sal; 1 cálice de aguardente de medronho; batatas-doces; açúcar; raspa de limão; 30 g de canela.

Confeção:

Partem-se para um alguidar ovos junta-se sal, sumo de laranja e um pouco de banha de porco. Bate-se muito bem. Junta-se um cálice de aguardente de medronho, batendo-se mais um pouco, depois vai-se juntado a farinha, continuando a mexer muito bem. Quando a massa começar a querer deslocar-se do alguidar vai sendo sovada e polvilhada com farinha. Assim vai sendo trabalhada até ela deslocar completamente do alguidar. Nessa altura é retirada para cima de uma pedra ou mesa, continuando-se a sovar e a bater com ela na pedra, para que ganhe elasticidade tendo o cuidado de juntar a referida pedra com azeite de vez em quando, para não pegar. Corta-se a massa com uma faca e se no meio tiver muitas bolhas está pronta. Cozem-se batatas com pele, depois de bem cozidas retira-se a pele e passam-se pela varinha mágica. Ao puré de batata juntam-se açúcar, raspa de limão e canela.
Leva-se o açúcar ao lume com um pouco de água até o açúcar começar a fazer ponto de estrada. Retira-se do lume junta-se o puré de batata-doce mexendo muito bem e mistura-se a raspa de limão e a canela. Vai novamente ao lume para que fique bem enxuto, mas tendo o cuidado de não deixar queimar. Este puré só pode ser utilizado depois de frio. Estendem-se então os bocados de massa na pedra e com um rolo apropriado passa-se por cima até esta ter uma espessura mínima onde se colocam montinhos do recheio, cortando-os à volta com uma carretilha. Vão-se pondo de lado e quando estão todos recortados frita-se em óleo quente. Depois de fritos polvilham-se com açúcar.

 
 
TORTA DE BATATA-DOCE
Ingredientes:
0,5 Kg de batata-doce; 400 g de açúcar; 6 ovos; raspa de 1 laranja; canela q.b.; uma colher de chá de fermento; três colheres de sopa de farinha; manteiga q.b; farinha q.b.

Confeção:

Coze-se a batata-doce e passa-se pela varinha mágica. À parte, mistura-se o açúcar com os ovos e mexe-se muito bem. Depois junta-se a batata-doce já passada, raspa de laranja, a canela, o fermento e a farinha. Mexe-se tudo muito bem e coloca-se num tabuleiro com uma folha de papel vegetal untada em manteiga e polvilhada com farinha. Vai ao forno. Quando estiver cozida, polvilha-se uma superfície com açúcar, coloca-se a massa já desenformada e quente, e vai enrolando com muito cuidado, com a ajuda de um pano.

AGENDA

Iniciativas

Serviços OnlinePortal de Informação GeográicaAvisos - Informações