Site Autárquico de Aljejur

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

O Foral Manuelino de ALJEZUR

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_1/Atividade_Municipal/Publicacoes/OforalmanuelinodeAljezur.jpg

APRESENTAÇÃO
 
Em 12 de Novembro de 1280, D. Dinis concedeu foral a Aljezur, sendo a primeira Carta de Foral concedida pelo mesmo a uma terra algarvia. Em 1 de Junho de 1504, D. Manuel reformou a Carta Diplomática de D. Dinis e concedeu novo Foral à "honrada Vila de Aljezur", celebrando-se agora os 500 anos sobre tão importante data.
As cartas de foral, determinavam e regulamentavam as formas de relacionamento entre o poder local e o reino, ao mesmo tempo que definiam direitos e deveres aos moradores das localidades a que eram atribuídas. Estas cartas constituíam um conjunto de leis através das quais se regia toda a vida do concelho. Desta forma, os forais assumiam um papel essencial em matérias administrativas e organizacionais dos lugares a que eram atribuídos, constituindo um instrumento legal fundamental.
Aljezur foi um dos Concelhos Algarvios que no ano de 1504 recebeu o Foral Novo de Dom Manuel, assim como Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagos, Portimão, Silves e Tavira.
Este documento ocupa assim um lugar de grande importância na história do nosso Concelho, pois permite-nos perceber como decorria a vida na época Quinhentista em Aljezur, contendo fiéis descrições dos produtos agrícolas da época e dos modos de vivência do povo, entre outras.
Entendeu este Município em boa hora e como forma de marcar as comemorações dos 500 anos da entrega do respectivo Foral Novo de Dom Manuel a Aljezur, tornar este documento mais acessível para que assim seja divulgado, permitindo aos mais interessados um melhor conhecimento da história e da génese de Aljezur.
Desta forma o trabalho aqui realizado pelo Mestre José António de Jesus Martins no que se refere à transcrição do foral, assume um valor primordial na História do nosso Concelho, agora ainda mais rica graças a este documento de sua autoria.
Assim não posso deixar de registar o profundo agradecimento desta "honrada Vila de Aljezur" e das suas "honradas gentes", pelo trabalho notório desenvolvido pelo Mestre António Martins.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Aljezur
 
Manuel José de Jesus Marreiros


FICHA TÉCNICA:
Título :
O Foral Manuelino de Aljezur
 
Transcrição, Introdução e Notas
José António de Jesus Martins
e-mail: historialgarve@sapo.pt
http://www.historialgarve.com
 
Capa:
Arranjo gráfico a partir do frontispício do Foral manuelino de Aljezur
 
Edição:
Câmara Municipal de Aljezur
 
Colaboração:
Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
 
Ano:
2004
 
Paginação e impressão:
Gráfica Stº António
 
Reservados todos os direitos de acordo com a legislação em vigor
 
1ª Edição:
1000 exemplares
 
Dep. Legal: 212 099/04

AGENDA

Iniciativas

Avisos - InformaçõesServiços OnlinePortal de Informação GeográicaLivro de Reclamações